terça-feira, 8 de janeiro de 2013



Universidade Federal do Piauí




                                      

                                         



Licenciatura plena em Pedagogia







Paulistana Piaui
Janeiro 2013
Angra Clementino Rodrigues


Relato memorial sobre minha educação escolar, aonde venho mim descobrindo e mim transformando a cada momento de minha vida.






  Relato memorial da  faculdade a distância 
  UFPI- Universidade aberta do Brasil, como
 Parte dos requisitos para obtenção de notas
 Na disciplina história da educação do curso
 De licenciatura plena em pedagogia

Professora: Vilma mesquita

A minha vida escolar
   Desde muito cedo, eu obtive sonhos que era ser bem sucedida nos estudos onde futuramente eu pudesse ingressar em uma faculdade.
   Eu mim chamo Angra Clementino Rodrigues, tenho 24 anos, sou de 23 de maio de 1988, nascir em Paulistana Piauí e atualmente estou morando na mesma cidade que nascir,  Meus pais se chama , Luis Gonzaga de Carvalho Rodrigues e Avani de Sousa Clementino e minha Irmã Andréia Clementino Rodrigues, onde morávamos no interior município da cidade de Paulistana PI,onde com meus 5 anos de idade eles vieram morar aqui em Paulistana para poder colocar eu e minha irmã Andréia em uma escola para poder estudar. Depois de sete anos eu tive outra Irmã que se Chama Renata Clementino Rodrigues.
   Moramos em vários bairros da cidade, depois de  três anos  que moramos em Paulistana, fomos morar em nossa casa.
   As lutas foram grandes, onde meus pais se esforçaram bastante para poder no colocar em uma escola, por onde futuramente nos pudesse ser pessoas formadas. Devido eles não puderam ter tido uma educação da forma que eles queriam, eles lutaram para que seus filhos pudessem ter aquilo que eles não tiveram.
   A única formação que eles tinham foi estudo ate a 4º serie, onde não tiveram oportunidades de terminar nem o ensino fundamental.
Fotos da minha cidade paulistana PI

Praça de Paulistana Piauí                                                  /       Igreja nossa Senhora dos Humildes

Fotos dos meus pais, meu orgulho
Minha trajetória escolar
   Agora venho aqui comentar sobre grandes fatos que vivir a tempos atrás, onde eu comecei a dar um grande passo a minha vida escolar, um começo de um grande futuro que viria por a frente.
   Recordo-me da minha escola como se fosse hoje, onde era uma escola grande, se chamava unidade escolar Vaz da Silveira, e situada no centro da cidade de paulistana Piauí, nela eu estudei a alfabetização ate a 4º como se dizia antes. Sempre fui uma boa aluna, sendo muito dedicada nos estudos, sempre respeitava os professores e sempre tive uma boa nota na escola.
    Aos onze anos de idade tive que me mudar de escola porque não havia, mas série na escola que estava estudando, mim mudei para estudar o 5º ano na unidade escolar Frei Henrique Cavalcante, onde ia estudar ate o 8º ano.
   A cada nova escola, novas realidades encontrada, tendo algumas diferenças em relação à escola, mas exigências, professoras rígidas, mas ao pouco fui mim adaptando. Em seguida fui estudar o ensino médio tive que ir para outra escola devida ali só ter ate a 8º serie.
    No ensino médio fui para unidade escolar Lucinete Santana da silva, onde estudei ate o 2º ano tive no ano seguinte que colocar para noite devido ter que trabalhar, e assim foi feito. No ano seguinte fiz a minha transferência para estudar a noite a unidade escolar Pulistano, foi onde eu terminei meu ensino médio, não foi fácil devido passar o dia trabalhando e a noite ter que ir para aula, não foi fácil, tinha que ir dormir tarde para poder estudar para as provas.
     A partir do último ano do ensino médio já mim preparava para faculdade, onde seria um sonho ingressar em um curso superior, onde ali seriam um grande avanço na minha educação, sonhos de muitos anos percorridos, prestei vestibular não conseguir passar, passei um ano sem estudar, em seguida fiz o técnico em ACS passei, estudei quatro ano, assim que terminei, fiz vestibular para serviço social passei e comecei a cursar, a faculdade é particular, mas trabalho para poder manter a minha faculdade, pois no futuro mim possibilitara grandes recursos e melhorias para minha vida e a cada dia mim apaixono, mas por esse curso, onde busco cada vez mais conhecimento, quando estava no segundo período fiz o curso técnico pelo o IFPI, e passei em 23º lugar para técnico em servidor público em seguida fiz vestibular para licenciatura plena em pedagogia na cidade de Simões, passei em 9º lugar onde busca cada vez mais um conhecimento a mais, amo criança acho que é isso que faz gostar cada vez mais pelo curso de pedagogia.
     A dificuldade é grande para eu cursar, mas estou lutando para que eu consiga terminar esse curso em pedagogia, a dificuldade é grande, pois trabalho e estudo, mas temos que medir esforço para conseguirmos o que desejamos.
    Hoje vejo como o estudo mim fez crescer e ver a grande importância que é estudar, onde nos traz garantia para uma vida melhor, sem o estudo não somos nada, onde a cada dia vou buscar está mim qualificando cada vez mais.
   Só tenho agradecer por tudo que tem acontecido em minha vida, não foi fácil chegar ate aqui, mas com Fé em Deus conseguirei terminar esses dois cursos que estou fazendo, e irei, mas a frente, não parar por aqui, sempre querer algo a mais, pois estudar nunca para.


Nenhum comentário:

Postar um comentário