quarta-feira, 16 de janeiro de 2013



                                              TRAJETÓRIA   DA    MINHA   ESCOLAR 

                                                            Escola Cesario Alves

                                                         Profª Maria Aparecida de Souza

 Eu sou, Carmem Lucia da Conceição e Silva,   sou  filha de    Lourdes Maria  da Conceição     e   José   Domissiano  da Silva. Comecei  minha vida  escolar      no ano de 1895, na Escola Cesário Alves,  no sitio feitoria,  que fica  à   30Km  da    sede   da   cidade  de Simões  PI.    A  minha ensinava professora   se   chamava   Maria  Aparecida  de  Souza,  ela  era  uma ótima  professora.  Quando terminei a 4ª série do ensino fundamental, tive  que  parar de  estudar porque lá só até essa etapa.                                     Minha mãe não sabia  o que fazer pra mim continuar estudando, a cidade era longe e eu era pequena não dava pra ir a pé, e também não condições financeiras para comprar o material didático ,  na minha casa eram seis pessoas estudando, ela decidiu que só os quatro mais velhos   iam estudar,  ela tinha muita dificuldade ,nós trabalhávamos  na roça ,e na minha casa eram 12 pessoas ela não tinha condições de comprar materiais pra todos nesse tempo até os livros  eram comprados.                                                                              Eu tinha 9 anos quando meus pais acertaram com meus padrinhos pra mim ir morar com um filho dele ,eu ia trabalhar na casa e estudar ,não queria ir mas não tinha saída, chorava todos os dias por ter me separado dos meus irmãos .Continuei meus  estudo na Unidade Escolar 7 de Setembro,   onde cursei até  a 6 série do ensino fundamental.  No ano de 2oo2   fui embora pra São Paulo chegando lá a primeira coisa que fiz  foi procurar uma escola e prosseguir com meus estudos ,me matriculei na EMEF  Dom Alderico  Lambrechts, na cidade de  Pirapora do  Bom Jesus, que  tinha como diretora,  Irene  Duarte da Silva, lá  cursei a  7ª e a 8ª série. Mais uma vez  precisava mudar de escola, porque ali só ensinava o ensino fundamental. Fiz minha matricula na escola EMEF, Nercy  Amélia Martelline Daher, foi uma fase muito difícil a escola  era uma desordem só, e os professores não tinham autoridades com seus alunos, umas pessoas cheias de preconceitos ,eu passei por muitos constrangimentos por ser nordestina e negra, mas isso não me tirava a vontade de estudar porque  eu queria algo pra mim e pro meu futuro. Um dos maiores problemas foi eu ter engravidado  nesse  período ,era uma gravidez de alto risco, de imediato o médico me proibiu de fazer qualquer atividade física, tinha que ficar em repouso absoluto e eu teria que me afastar da escola.  Fui à  escola comuniquei  o que estava acontecendo ,mas deixei  claro  que não queria perder o ano letivo, os professores tiveram a ideia de me avaliar em casa, todos os dias meus colegas ou meu esposo traziam as atividades pra mim fazer em casa.

No dia da avaliação  eu ia de carro até a escola ou se não desse um professor vinha até minha casa, com todo sacrifício terminei o ano letivo, mas  não participei da minha formatura ,não  vi mais  meus professores e nem meus colegas. Parei de estudar por dois motivos  ,por causa do meu filho, e outra eu não tinha condições  de pagar  um vestibular.

 Quando meu filho completou 4 meses resolvi   voltar pra minha cidade, só depois de cinco anos e que voltei estudar  ,me matriculei  no vestibular de letras inglês  não passei, mais mesmo assim não desisti, apareceu outro vestibular e dessa vez com mais opções me matriculei no curso de pedagogia pra minha sorte passei pela Universidade Federal do Piauí. A Ea  D nos dar a oportunidade de ter uma formação de qualidade com pequeno custo  beneficio. Hoje me sinto realizada estou fazendo uma faculdade, só tenho a agradecer  a todos que ,fazem parte desse momento de grande realizações na minha vida. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe, e prometo zelar pelo nome da universidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário