domingo, 13 de janeiro de 2013

Eliana Rodrigues


                                            HISTÓRIA DE MINHA VIDA ESCOLAR

         Sou Eliana de Jesus Rodrigues, nasci em 01 de janeiro de 1989 em Simões-PI. Sou natural de Curral Novo do Piauí, filha de José Joaquim Rodrigues e Vitalina Adelina de Jesus Rodrigues. Atualmente moro em Curral Novo do Piauí.
Iniciei meus estudos em 1998 com 10 anos, o motivo de entrar pra escola com essa idade, foi a dificuldade de acesso a escola que ficava a 5 quilômetros de casa. Como não havia ninguém que frequentava aquele colégio na época, tive que aguardar outra oportunidade. Só em 1998 foi aberta a Escola São Joaquim que ficava a poucos metros de casa, essa escola funcionava em um salão muito simples da comunidade. Foi nesse momento que surgiu minha primeira oportunidade. Quando entrei na escola, já sabia ler e escrever algumas palavras porque era curiosa e havia aprendido com minha irmã Luciana. Sempre fui curiosa em aprender algo de novo, as vezes chegava a desmontar brinquedos, apagar palavras, fazer desenhos  apagar tudo só pra testar se era capaz de refazer novamente, talvez seja por isso que não tenho grandes dificuldades com as  mudanças que acontece no dia a dia na minha vida estudantil.
        Minha primeira professora foi Joana, a turma era composta por mais ou menos 27 alunos.  Todos eram humildes e muitos felizes porque tinha tudo em comum. Gostava muito de ler histórias em quadrinhos  pra os meus colegas, porém não passava as informações que ali estava escrito, más o que eu imaginava sobre aqueles desenhos.  Sempre estivemos unidos na hora de realizar tarefas, a solidariedade sempre esteve presente, quem aprendia primeiro as lições, as atividades, ajudava os outros. Nas horas de intervalo gostava de brincar de bola, xibio (brincadeira com pedras pequenas) pega-pega, peteca etc. Apesar de ser uma escola pobre materialmente, foi lá que pude fazer grandes observações, e aprendi a viver com a humildade, amor, paz e acima de tudo, aprendi a aceitar as opiniões dos outros, independente se concordava ou não com as atitudes do próximo. Aprendi como se deve comportar diante da sociedade, estudei ali por três anos, porque no fim de 2001 a escola foi fechada.
           Em 2002 passei a estudar na escola Domingo Marcelino que fica no sítio buracão zona rural deste município. Essa escola ficava a 5 quilômetros de minha residência. Lá estudei com a professora Deuseny. Pessoa competente capaz de educar a todos com sua metodologia infalível. A dificuldade de chegar até lá, o medo de ir as vezes só à escola, nada conseguia mim impedia, porque eu tinha uma vontade imensa de estar sempre adquirindo novos conhecimentos. Nessa escola não havia muito tempo pra brincar na hora do intervalo, porque estava cansada, saia de casa as 6:00 horas da manhã pra chegar a tempo.  Quando de volta, eu e minhas duas colegas (Marinete e Cirleide) indagávamos muito sentadas a sombra de árvores falando nos sonhos em que desejávamos conquistar no futuro. Com pensamento positivo sempre acreditei nos sonhos. E hoje, graças a Deus eu tenho o privilégio de estar realizando um daqueles sonhos.
         2003 foi o ano em que iniciei o ensino fundamental, passei a estudar na Unidade Escolar Jose Cícero de Morais em Curral Novo Piauí. Estudei nesse colégio até concluir o ensino fundamental. Fiz muitas amizades, tive vários professores, entre eles:  Maria Deusinha, Teresa, Maria Aparecida, Manoel Ângelo, Maria das Graça, Josefa Augusta, Sebastiana, Maria das Dores etc.  Cada um com sua metodologia de educar. Ampliei meus conhecimentos, participando de vários projetos realizados, apresentação de culturas popular de Curral Novo, festas juninas, as comidas típicas da região etc. No último ano, foi inaugurada a sala de informática, onde eu pude ter meus primeiros contatos com o computador e internet. Aquilo era tudo que eu queria no momento, queria muito aprender um pouco a informática por ser de família pobre e morar no interior, não tinha computador essa era uma grande oportunidade. Mim dediquei as aulas cada segundo, estava atenta para captar as informações necessárias. Na turma que andava comigo no transporte escolar, apenas eu e minha amiga Mônica, participava das aulas que acontecia depois das aulas normais. Os outros alunos não se interessaram e mim criticavam muito por ser tão persistente e querer aprender tudo o que estava ao meu alcance. Fiquei constrangida com aquelas palavras, porém não baixei a cabeça. Sabia que devia abraçar aquela oportunidade, pois iria necessitar daquele processo de conhecimento no futuro. Dois dias depois minha colega desistiu do curso, e eu continuei. Teve dias que voltava da escola muito tarde sozinha. Minha mãe reclamava comigo, porque ficava até tarde na escola, se o restante da turma não dava importância aquilo, provavelmente aquilo não seria fundamental pra mim. Várias vezes tive que sentar, conversar com ela e explicar que talvez eles não soubessem o valor que representava pra mim, consegui concluir o curso e hoje posso dizer que jamais mim arrependeria de todo esforço depositado naquele  processo de estudo que realizei. Adquiri um tesouro que vou levar comigo durante toda a minha vida a onde quer que eu vá, e esse tesouro ninguém pode mim roubar. Conclui o ensino fundamental em 2006. Isso representa pra mim, o alicerce da minha carreira estudantil.
           Em 2007 iniciei o ensino médio na Unidade Escolar São Francisco de Assis em Curral Novo, estudei nessa escola até concluir o Ensino Médio, tive muitos professores, como: Janete, Ana Maria, Patrícia, Poliana, Fabiano etc. Foi ali que adquiri mais um degrau na escala da vida estudantil. Por ser uma das alunas que mais dedicava às aulas de informática, em 2009 fui privilegiada com um curso on-line da MICROSOFT oferecida pela escola na época. Conclui o ensino médio em 2009.
         Passei um ano estudando apenas em casa porque não tinha condições financeiras de cursar uma Faculdade particular. Em 2011 cursei vestibular pra Inglês e não fui aprovada.  Continuei firme, porque sempre acreditei que tudo na vida tem seu tempo, durante esse tempo não fiquei parada, cursei vários cursos entre eles: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros etc. Em 2012 cursei vestibular pra Pedagogia e consegui ser aprovado em vigésimo segundo lugar e hoje tenho o privilégio de esta a passos de realizar esse sonho. Hoje estou cursando Faculdade de Pedagogia na UAPI  em Simões PI e tendo o privilégio de poder contar com essas pessoas excelentes Tutores presenciais e a distância que nos auxilia sempre quando necessitamos. Isso é uma honra pra mim. Acredito que essa história que aqui deixei seja apenas um início da minha História como Estudante, porque tenho muitos sonhos e vou esta sempre buscando realizar, com todo amor dedicação e carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário