terça-feira, 15 de janeiro de 2013




UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
POLO: SIMÕES - PI
COORDENDOR DE DISCIPLINA: AMADA DE CÁSSIA CAMPOS REIS
TUTOR À DISTÂNCIA: VILMA MESQUITA
TUTOR PRESENCIAL: LÍDIA JOSEFA
ALUNO: GICÉLIA DA CONCEIÇÃO LOPES



UMA PEQUENA PARTE DA MINHA VIDA ESCOLAR

Eu, Gicélia da Conceição Lopes nasci na Unidade Mista de Saúde Josias Carvalho, na cidade de Simões – PI, aos sete de julho de mil novecentos e noventa e dois (07/07/1992), filha de Antônia Elisa da Conceição Lopes e José Pedro Lopes.
Simões é um município brasileiro do estado do Piauí. Situa-se na microrregião do Alto Médio Canindé, fundada em 22 de julho de 1954 e tem uma área de 1023,917 km².




                        Praça do Abrigo: Simões- Piaui                
                        Fonte:  w180graus2-teste.tempsite.ws                                                  

´                          Vista aérea de Simões - PI
                           Fonte: travelingluck.com



 Iniciei os estudos aos cinco anos, na minha cidade natal, na creche São Raimundo, onde a gente tomava banho e se alimentava. A creche funcionava das 7 às 11 horas da manhã e as professoras eram muito boas, ou seja, ensinavam bem. Foi lá onde aprendi a ler as minhas primeiras palavras. 

                                             Gicélia na Creche São Raimundo
                                   Ano: 1997                 
                                   Fonte: arquivo pessoal                                 
 



                                               Gicélia  da Conceição Lopes                        
                                     Ano: 2013 
                                     Fonte: arquivo pessoal
    

Depois passei a estudar na Unidade Escolar Déa Pinheiro na mesma cidade, onde iniciei a alfabetização. Tinhamos como professora Elenilda e foi lá que eu deslanchei a  minha leitura. Já conhecia todas as letras e os números, só que aconteceu um fato inesperado que eu não gostei. Eu estudava com alguns alunos um ano mais velhos do que eu e outros da minha idade, entre eles meu irmão que é um ano mais velho. Todos os alunos passaram para a primeira série, mas resolveram inesperadamente que os alunos mais novos deveriam repetir a alfabetização e eu estava incluida nesse grupo e não gostei de ter repetido um ano, porque eu tinha passado e isso não foi justo comigo e com os meus colegas. Não adiantou reclamar porque a professora fez a cabeça da minha mãe e eu acabei repetindo a alfabetização. Depois disso nunca mais repeti um ano.

 
                                               Histórico escolar:  ensino fundamental               

                                      Certificado do ensino fundamental
                            U.E. Sílvia Coutinho


Da alfabetização até as primeiras provas da sétima série estudei no Déa Pinheiro, depois tive que procurar outro colégio por que recebemos a má notícia, que infelizmente o Déa iria fechar. Ficamos muito tristes só que não podiamos fazer absolutamente nada. Passei então a estudar no Centro de Educação Municipal – CEM, mas como eu não gostava daquele colégio só estudei lá até a sétima série e  fui estudar  na Escola Estadual Sílvia Coutinho, onde conclui o ensino fundamental e também o ensino médio. 

                                      Histórico escolar do ensino médio:                   
                                      U. E. Sílvia Coutinho Sílvia Coutinho
  
                                                                  
 
                              Certificado escolar do ensino médio: U. E. Sílvia Coutinho                        
                            
                     
 Com o fechamento do Dea Pinheiro foi criado um projeto para facilitar o acesso ao ensino superior, através da implantação de um polo de apoio presencial para cursos da Universidade Federal do Piauí – UFPI  e posteriomente,  também da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Assim surgiram várias oportunidades para os alunos que terminaram o ensino médio ter acesso a educação superior de qualidade. Foi através do polo de Simões que eu tive a oportunidade de voltar a estudar no meu primeiro colégio, mas agora como universitária, através do curso de pedagogia.
t                                                        


                                Fonte: prodemaufc.wordpress.com    





                                Fonte: educacaodialogica.blogspot.com
 




                               
                                           Fonte: simoesnanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário