terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Memorial da minha vida escolar- Educação, bem valioso

História da educação
Coordenador de disciplina: Amada de Cássio Reis
Tutores: José Francisco e Vilma (à distância)
Maria Aparecida e Lídia (presencial)
Data de envio: 15/01/2013
Disciplina: História da educação

                                                         Atividade 01

Memorial da minha vida escolar

 
Educação, bem valioso.

Eu me chamo Maria Isoneide Lopes dos Santos, Nasci no dia 08 de março de 1985, no hospital e maternidade Santa Maria. Sou filha de Francisco de Assis dos Santos e Francisca Leonor Lopes. Nasci em Araripina na época cidade pequena com mais ou menos 20.000 habitantes, hoje moro em Serrania distrito de Araripina, que hoje é uma cidade bem desenvolvida, com mais de 80.000 habitantes, hoje Araripina é uma cidade organizada e desenvolvida.

Vou relatar minha vida escolar de primeira a quarta serie.

Devido minha família morar no interior onde não havia escolas, eu só iniciei minha vida escolar aos nove anos de idade, diante de muitas dificuldades, visto que morávamos em uma fazenda isolada onde precisávamos nos comunicar com os nossos familiares aqui no Piauí através de cartas, pois éramos sete membros da família e nem um de nós sabíamos ler ou escrever, diante dessa situação os meus pais decidiram me mandar para uma cidade a mais ou menos 30 km Dalí, onde fui morar na casa do patrão dos meus pais, ali eles me matricularam em uma escola municipal, de nome Vitor Dias, na cidade de Darcinopóles Tocantins, como eu já tinha 9 anos de idade fui matriculada na primeira serie, minha professora se chamava Maria Mercedes, de início não foi fácil acompanhar a serie, pois eu nunca tinha ido a uma escola, mas para a minha alegria, a minha professora era muito humilde e amava a sua profissão e por isso estava disposta a me ajudar, pois me dava uma atenção especial e até aulas extras gratuitas, isso foi de grande ajuda no meu progresso escolar.

Após algum tempo naquela escola eu já estava totalmente adaptada, já conseguia responder as atividades sozinha, já lia algumas palavras e aquilo me deixava muito contente, pois eu via que todo aquele esforço para estudar não estava sendo em vão. Lembro com saudades de um método usado pela a minha professora, ela pedia que levantasse a mão quem soubesse ler algumas palavrinhas escritas no quadro, eu sempre era convidada para ler, ao final da leitura ela sempre nos parabenizava e elogiava-nos, aquilo me fazia muito bem, como também as brincadeiras com os meus colegas de classe, onde brincávamos de esconde-esconde e da bandeira, eram brincadeiras simples, mas que nos proporcionava imensa alegria. Eu tinha uma colega de aula e grande amiga que se chamava Rosicleide, éramos inseparáveis sempre estávamos juntas, certa vez houve uma festa na escola, era comemoração de são João, tudo aquilo era novo para mim, minha colega Rosicleide insistia para que eu participasse e acabou me convencendo, nós duas ensaiamos e participamos daquela quadrilha junina, para mim foi algo novo, um pouco difícil, pois sempre fui tímida, mas sem duvida foi mais uma aprendizagem.

Quando fui para segunda seria já lendo e escrevendo, para mim foi uma grande conquista, a partir dalí eu pude perceber que por mais difícil que as coisas possam ser, para conseguirmos, o primeiro passo é força de vontade, pois os anos seguintes, me reservavam muitos desafios, posso citar como um dos desafios a mudança de professora e de escola que foi muito difícil para mim, nos anos seguintes a minha família decidiu voltar para o Piauí, então voltamos, ao chegarmos na cidade de Marcolândia, fui matriculada na escola estadual Cosma Ramos de Sousa, de inicio foi muito difícil para mim a metodologia usada por minha nova professora, pois era muito diferente da que eu estava acostumada, a professora também era totalmente o oposto da minha antiga professora, ela se chamava Renelda sua forma de ensinar era muito difícil de entender, pois ela simplesmente dava o conteúdo e nós alunos tínhamos que nos virar para sozinhos compreendermos determinado assunto, neste período de minha vida escolar pude perceber que um professor, só é capaz de transmitir de forma clara um conteúdo, quando ele tem amor ao que faz e infelizmente minha professora não tinha, no inicio as minhas notas foram péssimas, mais com esforços e força de vontade fui melhorando.

Na escola Cosma Ramos posso dizer que passei por muitos momentos difíceis, como por exemplo, me adaptar a nova escola, a nova professora, aos novos colegas e a nova metodologia, tudo isso não foi fácil para mim, mas com muitos esforços consegui me adaptar, e depois de observar naquela escola à quantidade de profissionais da educação que não tinham amor à profissão tomei uma decisão importante, um dia eu me formaria e seria em uma profissão que eu tivesse amor por ela.

Com o passar do tempo fui sempre melhorando nas disciplinas escolares, e criei expectativas de um dia me tornar uma profissional na área da educação. Em 1997 conclui a 4 serie e para a minha família e eu foi uma grande conquista, pois eu lia e escrevia maravilhosamente bem, e eu tinha muitos objetivos futuros, como por exemplo: continuar os estudos e um dia me formar e conseguir um emprego melhor, então eu tinha boas expectativas para o meu futuro e acreditava verdadeiramente que com a ajuda de deus, com muita força de vontade e a determinação que eu sempre tive eu conseguiria alcançar todos os meus objetivos. O termino da 4 serie para mim diante de tantas dificuldades que enfrentei, já foi uma grande conquista.

Ao longo da minha vida escolar, pude perceber, que a educação no Brasil mudou bastante, as vezes paro e penso o quanto teria sido diferente se na minha época escolar, tivesse a facilidade que tem hoje, pois naquela época tudo era mais difícil, a metodologia usada era de difícil compreensão, as escolas publicas não ofereciam materiais de qualidade, como livros, ambientes adequados, merenda escolar de qualidade e etc.

Hoje podemos observar o quanto à educação tem melhorado, pois quase toda a escola publica tem profissionais qualificados, bons ambientes escolares, merenda de qualidade e material didático gratuito, hoje a metodologia usada pelos professores é de fácil compreensão, visto que eles estão sempre se capacitando e isso é sem duvida de grande importância para melhorar a educação e facilitar a aprendizagem, como também o acesso à internet que hoje grande parte das escolas publica já oferece gratuitamente, então diante de tudo isso posso dizer que a educação teve um grande avanço, e isso é algo sensacional, pois as novas gerações estão sendo privilegiadas por serem educados por uma educação de qualidade.

A educação já teve um grande avanço, mais eu acredito que ela ainda pode melhorar muito mais, para isso é necessário, que os governos invistam mais nos profissionais da educação, por estar sempre os capacitando para lidar com as novas tecnologias que surgem todos os dias e que são usadas para melhorar a educação, também é necessário escolas bem estruturadas e equipadas com profissionais que trabalhem não apenas pelo salário mais que estejam ali principalmente pelo o amor a profissão.

Ao relatar uma parte importante da minha vida escolar, fiquei muito contente, pois revivi momentos importantes e inesquecíveis da minha vida escolar, pois foi naquele período que desenvolvi em mim uma imensa vontade de um dia me tornar uma profissional bem qualificada da educação, e diferente de muitos professores, pretendo ser como aquela minha professora da 1 serie, humilde que sempre estava disposta a ajudar aqueles que precisavam dela.


12 comentários:

  1. Belíssima história Isoneide, muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência educacional.

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante da simples descrição dos fatos!!!! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM VOU FAZER UM MEMORIAL TAMBÈM BOM D++++LEGAL DA MINHA CIDADE!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que Linda história tbm estou fazendo o meu

    ResponderExcluir
  5. História linda e repleta de superações.Parabéns Isoneide por sua coragem e força de vontade.Você é um dos muitos exemplos de mulheres e homens batalhadores que temos em nossa nação; pessoas que nasceram dentro de uma realidade um tanto quanto difícil, em relação a educação e a capital, no entanto,tiveram a força e a coragem necessária para ir a luta,e dia após dia ir subindo um degrau por vez da escada do sucesso.Que Deus permaneça te abençoando e fortalecendo constantemente.

    ResponderExcluir
  6. excelente história de vida mesmo amei

    ResponderExcluir
  7. Parabésns pela perseverança e luta. Nunca fiz um memorial acho que irei fazer um.

    ResponderExcluir
  8. Também tornei -me professora por causa da minha primeira professora. Coloquei até o nome dela em uma das minhas filhas. São profissionais que marcam a vida da gente!

    ResponderExcluir