quarta-feira, 16 de janeiro de 2013




”A História da Minha Educação”

Meu nome é Aparecida Josefa dos Reis, nasci em Araripina Pernambuco aos dezesseis de Setembro de mil novecentos e oitenta e seis (16/09/1986), meu pais se chamam Valdir Custódio dos Reis e Josefa Maria dos Reis, a cidade onde eu nasci é um pouco mais organizada do que a cidade a onde eu vivo que é Marcolândia, uma cidade dividida em dois estados, boa parte é Piauí e o restante é Pernambuco, também chamada de Vila Serrania, vou começar falando da minha vida escolar a partir do ensino fundamental, entrei na 1ª série em 1993, na escola João Rodrigues Alencar que era situada em uma parte de Marcolândia que fazia parte do Pernambuco, não me recordo muito dos professores naquele tempo, mas lembro de que alguns eram de Araripina, na 2ª e 3ª série nos anos de 94 e 95 mudei para a Unidade Escolar Mariano Da Silva Neto.


UNIDADE ESCOLAR MARIANO DA SILVA NETO.




 Foi um ano onde consegui vários amigos e eu gostava bastante dos professores que se chamavam Luiza, Maria dos Remédios e Lena de João Charanga, em 1996 já na 4ª série mais uma vez mudei de colégio para a unidade escolar Cosma Ramos de Sousa.


UNIDADE ESCOLAR COSMA RAMOS DE SOUSA.











 Mas naquele ano foi o pior da minha vida, pois minha mãe adoeceu e consequentemente comecei tirar notas ruins e faltar as aulas, até que chegou ao ponto de não conseguir frequentar a escola, pois minha mãe estava cada vez pior, então desisti de estudar naquele ano, e no ano seguinte ela morreu fiquei muito abalada e não queria mais estudar, pois tinha que cuidar da casa, dos meus irmãos e do meu pai, mas uma pessoa muito importante me incentivou a voltar a estudar, foi a professora Maria Ducarmo, que foi e sempre será uma pessoa muito especial para mim, então em 1997 repeti a 4ª série, mas eu não tinha muito ânimo para estudar, foi uma época muito difícil da minha vida.

Mas como tudo na vida passa eu consegui suportar a dor da perda e continuei a vida, passei da 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série sempre com boas notas, pois meus professores eram excelentes e conclui o ensino fundamental com uma linda formatura e uma viagem para Parnaíba.


FORMATURA DA 8ª SÉRIE EM 2001 NO COSMA RAMOS DE SOUSA.
Continuei meus estudos no mesmo colégio, já no 1º ano do ensino médio as disciplinas aumentaram, mas consegui tirar boas notas e me destacar em matemática, pois era a matéria que eu mais gostava e a professora Silmara nos ensina de uma forma que se tornava muito fácil e me sentia adaptada àquela disciplina, tanto que recebi um presente naquele ano por se destacar em matemática, no 2º e 3º ano, também passei com boas notas, sempre fui uma aluna dedicada e nunca fiquei em recuperação, conclui o ensino médio em 2004, não fiz formatura naquele ano, pois as coisas não estavam nada fáceis.
Mas não parei por ai continuei sempre estudando, e em 2007 conclui o curso de formação para professores na modalidade normal médio, pela a escola Centro Educacional Decisão Mundiluza, logo após parei de estudar, pois iria ser mãe e isso tomaria muito tempo da minha vida.
Depois de cinco anos ouvi falar que iria ter vestibular da UFPI de Simões, no começo iria fazer para administração, mas na hora da inscrição mudei de ideia e fiz pra pedagogia, mas eu pensava que seria apenas uma experiência na minha vida e que não iria ter chances de passar, por causa do tempo que fiquei sem estudar e porque seria bastante concorrido, mas mesmo assim consegui alguns livros que me ajudariam e comecei a estudar, no dia do vestibular eu estava bastante nervosa e a prova estava muito difícil mais consegui chegar até o fim, depois de algum tempo quase não acreditei quando recebi a notícia de que tinha passado no vestibular e teria a oportunidade de fazer uma faculdade à distância e de ótima qualidade.




 E o resultado é que hoje estou aqui relatando um pouco da minha vida escolar, não está sendo nada fácil se adaptar a essa nova fase da minha vida mais vou agarra-la com unhas e dentes e fazer o possível para não desistir, pois estou adquirindo conhecimentos que antes não sabia, conhecendo pessoas adoráveis que hoje considero como meus melhores amigos.


TURMA DE PEDAGOGIA NA CANTINA DA FACULDADE, 03/11/2012.
 Tenho duas tutoras ótimas que são Lídia e Aparecida e estou muito feliz, pois com os avanços da tecnologia ficou cada vez mais fácil fazer um curso superior, coisa que antes seria impossível e hoje temos a oportunidade de se profissionalizar e eu tenho certeza que varias pessoas assim como eu também terão essa oportunidade.
Hoje podemos afirmar que a educação evoluiu bastante nas últimas décadas nos proporcionando um estudo com facilidade e com bastante qualidade e tenho a convicção de estaremos sempre busca formas de se evoluir cada vez mais.
Termino aqui o meu relato com bastante satisfação, agradeço a Deus e a todos que fazem parte da UFPI, por nos dar a oportunidade e a facilidade de estar fazendo um curso superio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário