quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Universidade Federal do Piauí - UFPI
Polo: Simões - PI
Curso: Pedagogia
Tutor a distância: José Francisco
Tutor presencial: Aparecida Carvalho
Aluna: Maiara de Carvalho Gomes



MINHA VIDA ESCOLAR




Meu nome é Maiara de Carvalho Gomes, filha de Maria das Graças de Carvalho Gomes e Francisco Manoel Gomes, nascida no dia 04 de abril de 1991, na cidade de Simões – PI, no dia, onde resido até hoje.

Minha vida escolar começou no ano de 1995, quando eu tinha 4 anos de idade, na Creche São Raimundo, onde atualmente funciona o SAMU.  Tenho muitas lembranças boas do tempo em que estudava na creche, principalmente das constantes brincadeiras. Na creche eram realizadas várias atividades além do ensino, como banho e alimentação.

Depois de dois anos na creche, fui estudar na Unidade Escolar Déa Pinheiro, onde hoje funciona o polo de apoio presencial da UFPI  e UESPI. Nessa escola comecei já da primeira série, pois já tinha cursado a alfabetização na creche. No começo tive alguns problemas para me adaptar no novo ambiente, mas percebi rapidamente que estava adiantada no estudo em relação à maioria dos alunos. Na segunda série tive alguns problemas que contribuíram para que eu não passasse de ano. Repeti a segunda série e estudei ainda a terceira série no Déa Pinheiro, depois minha mãe resolveu me transferir de escola.

Começava então meu período de estudo Centro de Educação Municipal – CEM, onde comecei a partir da quarta série no período da tarde. Desde o início já gostei muito da escola e tinha mais motivação para aprender, devido aos meus amigos que lá estudavam. As séries seguintes transcorreram  normalmente, até a sétima série, quando passei por um período conturbado, marcado pela perda de muitas aulas e como consequência disso, veio a minha segunda repetição de uma série. Na tentativa de melhorar o aprendizado, passei para o turno da manhã, horário onde terminei o ensino fundamental. Tive que deixar o CEM por não ter ensino médio.

                                     Histórico escolar: ensino fundamental


                                 Certificado do Ensino Fundamental

Comecei a cursar o ensino médio à noite, na Unidade Escolar Raul Sérgio, em uma turma praticamente toda nova, pois a maioria dos meus antigos colegas estudavam no turno da manhã na mesma escola. Aos poucos fui gostando da escola, principalmente devido aos excelentes professores. Estudei o primeiro e segundo ano no Raul Sérgio e comecei a estudar o terceiro, mas acabei desistindo para morar em Brasília – DF. Era o ano de 2010 e tentei retomar os estudos no Centrão III, mas por conta da distância da escola para onde morávamos desisti. Em 2011 resolvi voltar à Simões para terminar o terceiro ano e foi quando tive a oportunidade de visitar a serra da capivara em São Raimundo Nonato e nesse ano finalmente terminei o ensino médio.


                            Serra da capivara em São Raimundo Nonato


Histórico escolar: ensino médio


Certificado do ensino médio

Em 2012 consegui o acesso ao ensino superior, através da educação à distância da Universidade Federal do Piauí – UFPI, que tem um polo de apoio presencial de Simões – PI e proporciona o acesso à educação superior de qualidade a centenas de alunos de Simões e outros municípios. Estou concluindo o primeiro módulo do curso de pedagogia.

                        

  

                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário