quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MINHA VIDA ESTUDANTIL Cláudia

                                              MINHA VIDA ESTUDANTIL
Cláudia da costa Sousa nascida em 13 de março de 1992(20 anos) no hospital Zuca Batista localizado na cidade de Simões Piauí, Simões é um município brasileiro do Estado do Piauí onde moro até hoje. Situa-se na microrregião do Alto médio Canindé e localiza-se há 458 km da capital Teresina.  Sou filha de José de carvalho Sousa e de Maria Helena da conceição costa. Vou retratar aqui a fase do ensino médio.
Estudei o ensino médio na unidade escolar Silvia Coutinho do período de 2008 a 2010 com professores bons e professores rígidos cada um a sua maneira, tinham alguns professores de aulas criativas e extrovertidas no qual fazia a gente se interessar mais acredito eu, eram aulas de interação com os alunos principalmente as aulas da professora Aline Andréia silva Araujo uma professora muito exemplar que ensinava espanhol e Inglês do 2° ao 3° ano desse período, tive também a professora Aparecida Batista um amor de pessoa, eu tive colegas muito legais e engraçados era super bacana estudar com eles são pessoas que tenho amizade até hoje, me dava muito bem com todo mundo é claro que rolava estresse, mas coisa boba e passageira o carinho que tínhamos uns com os outros era maior, pois a turma permanecia quase a mesma durante esses três anos, as festas da escola muito boas e animadas, nossas turmas sempre saia na frente quando se tratava de animação e alegria, minha expectativa era sempre passar de ano ficava esperando impaciente cada resultado mais conseguir meu objetivo de terminar sem ter que repetir a mesma serie em ano diferente eu considero que sempre tive notas boas, bom conseguir concluir o ensino médio graças a Deus.
As mudanças que ocorreram de dois anos pra cá que eu pude perceber foi em relação aos professores, hoje nessa escola eu acredito que tenha professores mais qualificados e capacitados que de uma forma ou de outra se interessaram a procurar essa qualificação tendo como exemplo que acho que eu posso ta citando um professor meu desse período que também foi diretor durante um tempo ele há pouco tempo se formou em bacharelado em sistema de informação o que isso que dizer que a escola ganhou um professor mais capacitado e qualificado. O que tem que acontecer nesse terceiro milênio é exatamente isso os professores estarem se oferecendo de uma forma mais capacitada e que tenha formação para estarem se adaptando com essas novas tecnologias. Esse trabalho me proporcionou muita alegria, foi muito importante pra mim como pessoa falar de como foi um período escolar meu é muito importante, de uma significância enorme sem contar no prazer que me dar de lembrar esse período muito bom, muito bom mesmo. Como futuro profissional da educação foi muito prazeroso o sentimento que me trouxe foi um sentimento de amor e de esperança que eu vou conseguir pelo o que lembrei aqui neste trabalho, que eu queria ter uma profissão estudar pra isso e hoje graças a Deus estou no caminho e quero seguir caminhando pra que um dia eu posso sentir orgulho da minha profissão com muito amor.

ALGUMAS FOTOS QUE RETRATAM UM POUCO DO QUE FALEI

(Simões cidade onde nasci e moro)

(Festa junina na escola, boas e animada)
(A escola onde estudei)

 (Certificado de conclusão) 

(Histórico do ensino médio)


   

                    Algumas professoras deram depoimentos sobre mim.
                                              Depoimento 1
Boa aluna, comportada, participativa presencial e tinha compromisso com a vida estudantil.

Depoimento da professora Aparecida Batista (recolhido em sua residência)
                                               Depoimento 2
            A vida é feita de etapas. Ontem você estava saindo do Ensino Médio, hoje você conquista a Universidade. Muitas coisas mudaram neste período, hoje, mais madura, você está sendo convocada a fazer a diferença. O que esperar de uma das melhores turmas do 3º ano que já tive oportunidade de trabalhar? E trabalhar numa turma com Cláudia, uma pessoa sorridente, extrovertida e sonhadora. Sonhava em cursar uma faculdade, mudar o rumo de sua vida, traçava planos e questionava se poderia alcançar o tão desejado sonho. Hoje fico feliz por estar lutando e descobrindo a cada dia que o sonho, para se tornar realidade, precisa ser vivido com garra e determinação. O que valeu a pena neste tempo que passamos juntos não foram, somente, os textos lidos, os conteúdos estudados, as dificuldades, a nota conquistada, os apertos de mãos, a amizade cultivada. O que valeu a pena mesmo foi o momento em que uma idéia, uma frase, um pensamento foi interiorizado e, a partir disso, lhe ajudou a ver a vida de outra maneira. O que valeu a pena mesmo foi aquele momento que ninguém sabe quando ele vai chegar. O descobrimento de que sabe, de que conhece. Momento esse que o professor, por mais que seja bom, não consegue forjar no aluno se ele não estiver disposto. E você estava. A educação nunca pode ser vista como um objeto, mas como uma autopromoção do aluno. Tratei você não como um objeto em que se depositam fórmulas, tese, leituras, mas como pessoas dotadas de individualidade, capacidade criativa, energia e espírito crítico. Como dizia Nietzsche, educar é ensinar a ver. E foi isso que procurei fazer. É por isso que a educação nunca poderá ser reduzida a ter um bom emprego, ela sempre será mais que isso, será a construção de indivíduos, será a contribuição na formação de cidadãos. Escola nunca poderá ser uma gaiola onde se prende os alunos, porque os alunos são como pássaros, em busca do vôo cada vez mais alto. E fico muito feliz por estar vendo hoje você numa faculdade. Educação ensina a treinar os olhos, tornando-os aguçados e críticos para que, desta forma, seja possível fazer uma leitura correta da realidade que está à volta.

          Como aluna inteligente que é, e aprendeu a arte de ver, gostaria de lhe dar mais um conselho com um conteúdo que não está na grade de disciplinas escolares, mas que todos nós somos capazes de aprender.

Eu diria...

Cultive a excelência no que se propuser a fazer, não se contente em ser simplesmente boa; não seja medíocre ao ponto de achar que sabe apenas o necessário e que está bom assim, dê passos largos, busque algo que esteja além, ouse sonhar!

Exerça a cidadania; assuma as responsabilidades de ser construtora de um  Simões melhor, um Estado melhor, de um país melhor. Exercer a cidadania é buscar aprender a fazer a diferença, é quebrar paradigmas, é ousar modificar mentalidades; seja revolucionária! Use a sua capacidade para fazer o bem ao próximo, mas também para contribuir para que as coisas não fiquem sempre do mesmo modo. Tenha opinião própria sobre os assuntos, não se deixe ser manipulada por ninguém.


Alguns sentimentos cabem aqui...

Saudade: dos momentos de risadas, brincadeiras e trabalhos.

Gostaria de encerrar com uma frase de Cecília Meireles: “Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre”.

A recíproca é verdadeira no seu caso.

Boa sorte!  Sucesso, minha eterna aluna Cláudia!
                                                          Depoimento da professora Aline Andréia Silva Araújo. (recolhido em sua residência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário