terça-feira, 15 de janeiro de 2013


RECORDAÇÕES DA MINHA VIDA ESCOLAR

            Eu, Maria Leda de Macedo Carvalho, nascida em 19/05/78, neste município de Simões Piauí, filha de Francisco José de Macedo e Maria Teresa de Carvalho. Cidade onde nasci e moro localizado no interior do Piauí com pouco mais de 14.000 mil habitantes, envolvendo os municípios ainda em desenvolvimento mais muito aconchegante e tranquila.

            Comecei meus estudos aos 7 ou 8 anos de idade, minha primeira escola: João de Souza, Zona Rural, na qual me alfabetizei, meu primeiro professor : Isaías. Em seguida passei a estudar numa outra escola em uma comunidade vizinha chamada Patos, nome da escola Unidade Escolar M.Osternes, onde cursei da 1ª á 3ª série do primário com a professora Francisca, carinhosamente Tica, que não mora mais nesse município. Fui transferida para a escola Déa Pinheiro, hoje, O pólo da Universidade Aberta do Piauí-UAPI, onde cursei a 4ª série primária. Em seguida passei a estudar na escola estadual Silvia Coutinho, estudei da 5ª a 8ª série, adorava meus professores, colegas e também a diretora Jesus Sério.
            O que mais me marcou nessa época foi à força de vontade que tínhamos (eu, um irmão e mais três colegas) vínhamos a pé da Zona Rural para a cidade, cinco quilômetros todos os dias debaixo de sol e chuva não havia transporte para nos trazer e com isso o interesse pelo aprendizado era ainda maior, pois não podíamos ficar reprovados diante das dificuldades encontradas, tínhamos que aproveitar o máximo. Valeu muito à pena. Ainda cursando a 8ª série, me casei e vim morar na cidade tive meu primeiro filho e resolvi parar, fiquei um ano afastado dos estudos depois retornei, cursei o 1º ANO do ensino médio na escola Raul Sérgio, começando no ano seguinte o 2º ANO, mas por motivos superiores não deu para concluir, foi quando surgiu uma escola particular, curso parcelado, Escola Padre Herminio Pegorari, na cidade vizinha em Caridade do Piauí, então resolvi cursar o 2º e o 3º ANO do ensino médio em um ano só. As aulas eram apenas duas vezes ao mês, não achava muito proveitoso, mas terminei o curso.
 Parei novamente por algum tempo e quando surgiu o vestibular eu fiz, só que não fui aprovada. Depois outro, também não fui aprovada, por não conseguir entrar na universidade logo pensava, não estou preparada por não ter cursado o ensino médio bem feito como deveria então resolvi retomar os estudos. Em 2008 comecei o 1º ano cientifico também na escola Raul Sérgio, escolhi ficar no turno da manhã, era uma turma de adolescentes, no começo me sentia um peixinho fora d’água, as vezes pensava em desistir , mas nos outros horários onde tinha pessoas com um pouco mais de idade eu não podia resolvi continuar, os professores falavam que nunca era tarde para recomeçar e que era uma troca de experiência e eu fui me adaptando a turma, nós nos dávamos muito bem por ser a mais velha e com um pouco mais de experiências, as vezes eles preferiam ficar em minha equipe de trabalho.
 Lembro da professora de história que era a professora Iva, ela falava olha o exemplo de Lêda, dona de casa com muitas outras responsabilidades e mesmo assim, cumpre com seus deveres de aluno é dedicada, enfim passei a gostar muito da turma, dos professores, da diretora que permanece até hoje Aparecida Carvalho, cursei os três anos no curso da manhã e com os mesmos colegas, para mim foi de grande importância e aprendi muito com as diferenças, frase da camiseta do 3º ano “não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes” Paulo Freire.
            Em 2011 prestei vestibular de letras/espanhol, mas não consegui passar, mas não desisti de tentar logo sou brasileira, e em 2012 veio a minha grande chance me inscrevi par o vestibular de pedagogia, passei em 3º lugar, era um sonho ser aluna da EAD que se tornou realidade, adoro o curso, meu colegas, meus professores e tutores. Enfim estou aproveitando o máximo essa oportunidade pretendo crescer muito mais como aluna e como pessoa.
Certificados: ensino fundamental e médio


Caderneta do aluno- Escola Raul Sérgio





           

Turma de pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário