quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MINHA VIDA ESCOLAR



Universidade Federal do Piauí - UFPI
Polo: Simões - PI
Tutor a distância: José Francisco
Tutor presencial: Aparecida Carvalho
Aluna: Vanessa de Carvalho Reis



MINHA VIDA ESCOLAR



Eu, Vanessa de Carvalho Reis, filha de Josefa Tecla de Carvalho Reis e Veríssimo de Morais Reis. Nasci em Simões Piauí em 12/12/1986. Passei a minha infância no interior de Caridade Piauí, onde estudei na escola José Teixeira. A minha mãe foi a primeira professora es estudei com ela da pré –escola até a quarta-séria. Depois fui estudar o ensino fundamental no Povoado Ingazeira, município de Caridade do Piauí, no colégio Manoel Barbosa, saia para escola a noite em um carro pau-de-arara lotado de jovens e adolescentes. O diretor da escola era seu Raimundo, um homem carrasco.



Meus professores era muito bons, alguns saiam de Simões dar aulas lá na Ingazeira e uma das professoras era a minha tia Nalvinha, que me vigiava a todo momento, mandado por minha mãe. Ela dizia que eu era uma aluna bem comportada e que eu não tinha nota vermelha na disciplina dela. A professora Raimunda que eu gostava muito, dizia que eu gostava da disciplina que ela aplicava e minhas notas eram boas. As vezes eu e minhas primas na hora do intervalo nós aprontávamos e era chamado a atenção do diretor. Quando terminei a 8ª série, aconteceu a conclusão e o baile no clube de Ingazeira no final de 2002.

    

Em janeiro de 2003, parti para morar na Cidade de Simões Piauí com a minha tia Nalvinha e estudar do 1º ao 3º ano do ensino Médio na escola Raul Sérgio. Onde escolhi estudar lá, porque era próximo de minha casa e a escola era de qualidade, lá havia bons professores  comecei a estudar e me dedicar, depois fui trabalhar na papelaria Dinâmica durante o dia e estudar a noite. A diretora da escola era Meiry Sandra uma pessoa exemplar e dedicada, eu gostava de todos eles tanto a diretora como os professores.




O professor Cais ficou na história, um professor de muita garra, sucesso, dedicado que não deixava dúvidas para os seus alunos, depois de sua morte só deixou saudades daquele guerreiro de todos os momentos e a todos que estudarem com ele. Ele dizia todos os dias para nós alunos que estudassem bastante para ser bons professores no futuro, e se agente não estudasse outras pessoas de outros lugares vinham tomar as nossas vagas.
Na sala de aula eu fui sempre comportada, eu junto com meus colegas, formamos uma equipe animadora para as apresentações, brincadeiras, projetos e as festividades que acontecia na escola, o São João que era tradição na escola comemorar, essas  festividades eram ensaiadas, preparadas, e planejadas para ganhar a competição.

 As vezes tinham os momentos difíceis, pois tudo não era perfeito, tudo tem um começo, uma oportunidade, para mostrar que todos nós somos capazes. Precisamos usar o conhecimento, a metodologia para repassar para os outros e saber como aprender.
Antigamente as coisas eram muito difíceis, eu saia para a escola as 16:00 horas em um carro pau –de –arara sem capota, lotado de alunos, as vezes tinha que ir em pé por que não havia banco para sentar, e só chegava em casa as 23:00 horas todos os dias da semana.
Hoje as coisas mudaram bastantes, as escolas ficam perto de minha casa, escolas de qualidade, tive a chance de ingressar na universidade Federal de Simões Piauí no curso de Pedagogia, tive a oportunidade de escolher o curso que eu gostaria de me formar. Na Universidade Federal na   modalidade a distância aprendi a usar a internet para fazer os meus trabalhos, usando a plataforma , interagindo com meus colegas e professores, presenciais ou a distância.




Ao longo de minha trajetória estudei em vários lugares, conheci pessoas diferentes  professores e alunos novos, aprendi um pouco mais , mesmo com a tantas dificuldades , mas nunca desisti, meu sonho é seguir em frente com meus estudos até que um dia eu for uma profissional Pedagoga para ensinar e orientar minha filha no Futuro. Hoje sou casada tenho uma filha de 1 ano moro na minha própria casa em Simões Piauí sou jovem e tenho um futuro pela frente, fui uma grande vitoriosa ter estudado só em escola pública e está cursando Pedagogia na Universidade Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário