quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Minha vida estudantil


Minha vida estudantil

 

Ivonete dos Reis Xavier, nascida no dia 22/11/1992 na clínica geral da cidade      Simões-PI, filha de,
Constâncio das Neves Xavier e Maria Luzinete dos Reis Xavier.
E mora na cidade de Simões-PI.

       Relato memorial sobre minha educação: esse relato é a ponte de livre acesso para as diferentes vivências e caminhos percorridos na minha trajetória educacional. Quando conclui o 2° grau, estava sem expectativas em relação ao ingressar na faculdade, ainda não tinha descoberto a minha vocação profissional. Mas eu tinha duvidas, não queria ser professora. Eu ficava me perguntando: - Faço vestibular para quê? Parar de estudar, jamais! Na minha cabeça, eu fantasiava as mais belas profissões. Pensei prestar vestibular de medicina ou de odontologia, mas logo desisti, pois não conseguiria manter os custos (a faculdade era privada). A minha mãe muito me  influenciou na minha escolha profissional, ela sempre dizia que a profissão de professor é bela e digna como outra qualquer, e o caminho mais fácil quando se quer realizar os objetivos. E foi por meio de seus apelos que decidi estudar pedagogia e seguir a carreira do magistério.
Aciono agora um fascinante elemento do nosso cérebro; aquele que abriga nossos registros artigos e documentários de experiências vivenciadas: a memória. E o que é a memória se não, a capacidade que temos de nos lembrarmos de um objeto ou de um fato que se distanciou com o tempo. Essa capacidade nos proporciona a chance de fazermos uma retrospectiva nas situações pelas quais passamos nas decisões que tomamos ou deixamos de tomar e nos acontecimentos que tiveram impactos e conseqüência para que dele nos lembrássemos. Comecei a estudar aos seis anos de idade em 1998. Nessa época iniciava-se o ensino infantil com essa idade, e dessa fase pouca me lembro. Recordo-me que a escola era pequena de três cômodos e era conhecido por “Escola Zuca Xavier”, e situava-se no sitio Carnaubal de Cima, nela eu estudei a alfabetização, 1°série, 2°série e 3°série com uma única professora, prof: Cleidiana de Carvalho Morais a professora daquela época não tinha uma graduação para estar lecionando, mas mesmo assim aprendi a ler e a escrever e aprendi lições para minha vida e para que chegasse lá andava a pé a quilômetros.

    



No ano de 2002 a escola parou de funcionar, pois não havia alunos o suficiente para manter a escola funcionando. Minha mãe me matriculou em outra escola “Fernando Rodrigues” que se localizava no sítio Garapa, era uma escola pequena, então terminei o primário. Em 2004 mais uma vez mudei de escola, fui estudar no ginásio Manoel Barbosa no povoado Ingazeira, lá estudei da 5°série a 8°serie.
Foto dos professores  e alunos :
  


     Nesse período já tinha transporte escolar, a escola já estava mais preparada para receber o aluno, enfrentei algumas dificuldades como todo e qualquer aluno pode enfrentar, mas consegui. Sempre fui uma boa aluna, respeitava os professores e tirava boas notas, porém sempre fui muito tímida, ao ponto de me calar, até mesmo quando sabia responder as perguntas feitas pelas professoras. Quando terminei o ensino fundamental, mudei para outra escola para fazer o científico. Lembro que o colégio que agente estudava o cientifico era emprestado, de dia ele funcionava como escola municipal “Bom Jesus”, à noite Escola estadual “Maria Juscelina Albuquerque E. Silva”. No ano de 2010 terminaram a obra do colégio estadual, no segundo semestre do 3°ano mudamos para o colégio novo, parecia um colégio universitário bem grande e bem estruturado com sala de Informática e os professores eram capacitados, mas a escola não tinha professores graduados na área que lecionava e isso muitas vezes acabava prejudicando o desempenho do aluno, na época a instituição de ensino não tinha todos os livros didáticos e por esse motivo gastava muito com xerox, para substituir o material que faltava. Enfrentei uma serie de dificuldades , era muitas disciplinas e algumas desconhecidas.

Foto da missa em ação de graças (Conclusão do ensino médio)



Objetivando o entendimento deste trabalho cheguei ao termino deste assunto, a vida estudantil, vi que este tema muitas vezes é bastante complexo e polêmico para comparar com a educação atual. Antigamente para estudarmos o ensino fundamental, além de iniciar com uma idade avançada tínhamos difícil acesso a escola, enquanto hoje há grande facilidade havendo transporte escolar e professores qualificados. Contudo trouxe para mim uma visão bem mais ampla no que se refere a vida profissional. Portanto a educação é de grande importância na vida do ser humano, por isso não devemos desperdiçá-lo e o que eu aprendi servirá para desenvolver o papel de cidadã na minha carreira estudantil e na vida dos meus futuros educadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário